Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Alunos do MBA visitam Núcleo Picinguaba

Quinta, 22 de Março de 2012

Como parte do módulo de Turismo Sustentável, a 2ª turma do MBA Negócios da Sustentabilidade fez uma aula externa no Parque Estadual da Serra do Mar  (PESM)– Núcleo Picinguaba no final de fevereiro de 2012.

Os alunos conheceram a estrutura do PESM – localização, objetivo e gestão. Depois, a aula prosseguiu com caminhada pela trilha do Jatobá e pela  trilha fluvial, almoço caiçara elaborado pela comunidade tradicional caiçara e quilombola do Sertão da Fazenda, e servido na escola municipal do Sertão da Fazenda e roda de conversa- vida dos caiçaras e sua relação com o Parque, conflitos e perspectivas, história do ambiente, da intervenção humana entre outros 

SAIBA MAIS SOBRE AS TRILHAS:

  • TRILHA do JATOBÁ: é um dos níveis da Trilha do Corisco, que dura cerca de 3:00h, ida e volta, saindo da Br 101 passando por estrada de terra (2400m) que leva ao bairro do Sertão da Fazenda. Tem cerca de 1000m (ida e volta). Do trecho, pode se observar a Casa de Farinha, trecho de mata tropical úmida de encosta, e Poço do Rio Fazenda. O nível da trilha é fácil.
  • TRILHA FLUVIAL: Em botes de borracha com capacidade de transportar até 15 pessoas cada, a trilha fluvial percorre o trajeto dos rios Fazenda e Picinguaba até a barra, durando cerca de 1:30h e proporciona observar os aspectos do meio físico que condicionam as características do manguezal e vegetação de restinga, além dos processos erosivos e de sedimentação da dinâmica dos rios e mar. 













Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.