Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Ambientalistas da região se reúnem para propor a melhor política educacional no assunto

Terça, 21 de Fevereiro de 2012

Representantes das prefeituras de Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela, da Sabesp, do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN), da Secretaria de Saúde do Estado, do Projeto Tamar, da Sala Verde Ubatuba e do Aquário de Ubatuba, entre outros participaram no dia 13 de janeiro de 2012, do Encontro Regional da Política Estadual de Educação Ambiental no Litoral Norte. O evento aconteceu no Parque Estadual da Serra do Mar em Caraguatatuba.

O objetivo foi buscar capacitação e a interação do município para uma melhor gestão de Educação Ambiental na cidade. No encontro, houve duas palestras e uma discussão a respeito da minuta do decreto de regulamentação da Política Estadual de Educação Ambiental (PEEA), lei que trata da Educação Ambiental .

 A primeira foi com  Claudete Canadá da Coordenadoria de Educação Ambiental sobre a Contextualização Histórica do Processo de Construção da Regulamentação da Política Estadual de Educação Ambiental e a segunda com o advogado ambientalista Dr. Marcos Couto do Instituto Ambiental Ponto Azul sobre A Importância da Regulamentação da Política Estadual de Educação Ambiental para sua efetiva aplicação como Instrumento de defesa do Meio Ambiente.

O caso 

No intuito de efetivar as ações de Educação Ambiental no Estado de São Paulo, a Secretaria de Meio Ambiente - SMA, através da Coordenadoria de Educação Ambiental - CEA, iniciou o debate junto à sociedade civil, de acordo com a Lei 12.780, de 30 de setembro de 2007, que institui a Política Estadual de Educação Ambiental – PEEA.

A referida lei aponta as diretrizes gerais para que a Educação Ambiental se efetive como direito de todos os cidadãos de São Paulo e como “processos permanentes de aprendizagem e formação individual e coletiva para reflexão e construção de valores, saberes, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências, visando à melhoria da qualidade de vida e uma relação sustentável da sociedade humana com o ambiente que a integra”.

Neste contexto, a SMA busca a contribuição dos profissionais que atuam na área e acontece em todo o Estado.  

Fonte: Imprensa Livre/ Press release Sala Verde














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.