Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Ave rara é avistada pela primeira vez no Estado de São Paulo

Quinta, 17 de Maio de 2012

Os observadores de aves Fábio de Souza e Roberto de Oliveira registram uma raridade no meio cientifico e de observação de avifauna mundial: o Arapapá.   É uma ave aquática que vive em região ribeirinha e de manguezal, tem hábito noturno e assim como outros de sua espécie se alimenta de pequenos peixes e crustáceos, desses alagados.

O registro foi realizado no bairro da Lagoinha, região Sul de Ubatuba, por volta da hora do almoço. Ela se encontrava sobre o mangue que existe no caminho para a praia do Bonete. Esta espécie foi avistada e catalogada apenas 24 vezes em todo território nacional. Ubatuba e São Paulo estavam de fora desse mapa de registro.

Os observadores estavam atrás de outras espécies, e a movimentação dos pássaros acabou assustando o Arapapá que, após o susto, pousou ainda mais próximo dos observadores. Com muita paciência e depois de horas de espera a ave se acalmou e os observadores conseguiram, com sucesso, realizar o primeiro registro desta ave em todo o estado. 

A foto causou admiração e elogios de especialistas do país e do exterior. Fábio e Roberto se dizem privilegiados e fizeram questão de ressaltar o trabalho de todo o grupo de observação da região sul, coordenado e idealizado pelo observador Carlos Rizzo, que trouxe esta alternativa a comunidade local. 

Ubatuba hoje figura no mapa brasileiro de registro do Arapapá e de 5º colocado em registros de espécies de aves, passou agora para 3º colocado, só atrás do Amazonas e São Paulo. Para mostrar a importância do registro, o observador Xerses Lopes descobriu um antigo guia de observação, que apresenta apenas uma pintura do Arapapá, confirmando a dificuldade de se conseguir um registro fotográfico da ave. Em homenagem aos observadores foi protocolado na secretaria da Câmara Municipal de Ubatuba uma Moção de Congratulações a ser votada e entregue aos observadores pelo feito histórico.

Fonte: Imprensa livre














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.