Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Casa é construída usando garrafas PET

Sexta, 11 de Novembro de 2011

A 70 km de Natal, em Espírito Santo “Programa Minha Garrafa, Minha Casa”   monta casas a partir de garrafas Pet, com custo médio de R$ 8 mil e  término em 3 dias. A ideia baseada em uma técnica que alia blocos de areia, cimento e garrafas,é do eletricista Antonio Duarte que já patenteou a criação.
Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), garantem  que a estrutura é resistente e também deixa o espaço interno mais silencioso e fresco.Uma das casas foi feita com cerca de 2.700 garrafas.
No projeto, os tijolos de cerâmicas são substituídos pelo material. A primeira casa ficou pronta em dezembro de 2009.

Confira passo a passo a construção desse tipo de residência:


PASSO A PASSO DA CONSTRUÇÃO
1. As paredes são moldadas dentro de fôrmas feitas com madeira e chapas de aço. Coloco as garrafas entre a massa de cimento e areia, como se fossem o recheio de um sanduíche. Dentro da fôrma preparo também as partes hidráulica e elétrica da casa.
2. Hora de fazer o contrapiso de cimento, onde todo o encanamento fica embutido.
3. Depois, as paredes (que não precisam de reboco) são montadas em cima do contrapiso. Elas são "coladas" no chão com a ajuda de 10 cm de concreto.
4. Começa a fase de acabamento, quando se faz a instalação de tomadas e interruptores e colocam-se as portas e as janelas da casa.
5. A estrutura toda deve ser coberta com telha colonial. Depois de pintar tudo, a casa está pronta para morar”

 Outros projetos inovadores  - Na Universidade Federal do Ceará, toda a casa e a decoração foi feita com  plástico reciclado. A equipe do Laboratório de Sistemas Construtivos desenvolveu um processo de construção com a estrutura pré-moldada em fôrmas de aço.


Fontes : No minuto.com, Moleco.com.br e Planeta Sustentável














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.