Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Coordenadora do Núcleo de Teatro do Pés no Chão comenta peça Galinhas

Segunda, 21 de Maio de 2012

O segundo ano do Ponto de Cultura Pés no Chão foi direcionado à montagem do espetáculo de teatro e dança “Galinhas”, inspirado no livro infantil “A vida íntima de Laura”, de Clarice Lispector. A proposta de trabalho dos alunos era realizar um espetáculo que fosse apresentado para os alunos mais novos do Ensino Fundamental.

Tina Bruncek, coordenadora do Núcleo de Teatro, responde algumas perguntas sobre esse novo espetáculo do Pés no Chão:

P - Quanto tempo de trabalho foi necessário para a montagem deste espetáculo?

T - A montagem levou 8 meses ao todo, porém o processo foi interrompido duas vezes. Durante o mês de setembro, para que os alunos participassem das oficinas oferecidas no Dança e Movimento, e depois no final do ano, para um curto período de férias (reiniciamos na segunda quinzena de janeiro).

P -Como foi feita a realizada a montagem?

T - Após a leitura da história, passamos um tempo experimentando os personagens (especialmente as galinhas). Quando recebemos o texto adaptado, iniciamos a escolha das personagens, num processo coletivo que envolveu todo o grupo. A partir daí se iniciaram os ensaios, e a elaboração dos figurinos (a partir de desenhos dos alunos). Em dezembro apresentamos algumas cenas no sarau de final de ano da entidade. No início do ano tivemos que lidar com algumas perdas devido à saída de atores, o que representou novo período de adaptação com alterações inclusive no texto. Finalmente estamos nos últimos momentos de nossa produção, com a presença de uma artista plástica – Cecília de Moraes, para os acabamentos nos cenários e figurinos.

 P - Como os alunos lidaram com a proposta de fazer um espetáculo infantil?

T - Vários alunos haviam apresentado uma performance no ano passado numa escola de ensino fundamental, e ficaram encantados com a conexão que se estabelece com o público infantil. Foi então que surgiu a idéia de montar um espetáculo para crianças. Mesmo assim, alguns dos atores resistiram alegando que ficam irritados com crianças, mas o processo de fazê-los resgatar a própria capacidade de brincar reverteu esta resistência.

P- Que aspectos facilitaram e que aspectos que dificultaram a realização do projeto? 

T - A possibilidade de experimentar o trabalho antes, num sarau, foi muito útil, mas a distância entre o início e o fim do processo, que foi interrompido com as festas de fim de ano, fez com que perdêssemos vários integrantes, o que foi desmotivante

 P-Por que a escolha do livro de Clarice Lispector?

T- Queria trabalhar com um autor brasileiro consagrado que tivesse textos interessantes para os adolescentes mas que também tenha escrito para crianças. Ficamos entre Drummond e Clarisse e optamos por Clarisse pela proximidade do tema da galinha Laura com o dia a dia dos alunos (vários criam estes animais no quintal), e também pelos 35 anos da morte da escritora.

Fonte: Site Pés no Chão














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.