Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Corte de árvores é flagrado no Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba

Sexta, 11 de Maio de 2012

Durante incursão na Mata, na região centro-norte de Ubatuba no começo de maio de 2012, a Equipe de Fiscalização do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba, constatou o corte seletivo de madeira com a finalidade de produção de artesanatos. No caminho, foram encontradas outras árvores, com grande diâmetro, derrubadas para o mesmo fim.

Após várias horas de caminhada, ouvindo os ruídos de machado e, finalmente, o estrondo da derrubada da árvore, os guarda-parques e vigilantes encontraram o local onde os indivíduos cortavam e beneficiavam a madeira.

Ao perceber a presença da equipe, os criminosos ambientais evadiram do local, deixando suas ferramentas para trás. A equipe registrou um Boletim de Ocorrência e entregou na Delegacia, o material apreendido: um facão, três cabeças de machado e uma marreta de ferro. 

O local onde a árvore foi derrubada estava na cota 342, ou seja, a 342 metros acima do nível do mar.

O Parque Estadual da Serra do Mar protege toda a área de floresta acima da cota cem, podendo atingir a cota zero, como é o caso de parte da região norte de Ubatuba, onde cinco praias estão protegidas pelo Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Picinguaba.

Fonte: Imprensa Livre













Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.