Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Economia "verde" pode gerar até 60 milhões de novos empregos

Segunda, 11 de Junho de 2012

A transição para uma economia verde pode criar entre 15 e 60 milhões de novos postos de trabalho em todo o mundo durante os próximos 20 anos, apontou o relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) "Rumo ao desenvolvimento sustentável".

Em entrevista coletiva, Peter Poschen, um dos autores do relatório, explicou que na elaboração do documento foram consultados mais de 20 estudos com diferentes estratégias de economia verde sobre o emprego mundial.

Segundo Poschen, os resultados sobre emprego podem variar de um país para outro, o que explica a diferença do relatório sobre a criação entre 15 e 60 milhões de postos de trabalhos. As respostas dependem das políticas adotadas, cenários em que sejam desenvolvidos e objetivos.

Enquanto isso, o diretor-geral da OIT, Juan Somavía, denunciou que o modelo de desenvolvimento atual é ineficaz e insustentável para o meio ambiente e as sociedades, por isso reivindicou a necessidade da adoção urgente de um enfoque sustentável.

No entanto, Somavía disse que o relatório transmite "uma mensagem positiva", pois considera que o modelo da economia verde pode melhorar a situação de milhões de pessoas que vivem na pobreza.

O estudo destaca que as experiências da Colômbia e Brasil, onde foi organizado um sistema de recolhimento de resíduos sólidos. Para Somavía, estas medidas podem gerar importantes benefícios econômicos para cerca de 20 milhões de pessoas.

Em contrapartida, o diretor destacou que a economia verde também pode eliminar postos de trabalhos. Apesar disso, o relatório considera "exageradas" as preocupações pelas eventuais perdas de emprego nos setores econômicos tradicionais e garante que a transição a uma economia verde afetará somente 1% da força de trabalho mundial.

Além disso, o estudo conclui que o lucro líquido para o emprego serão maiores nos países emergentes, onde há a oportunidade de avançar diretamente em direção ao uso de tecnologias verdes e evitar assim os custos associados à substituição de infraestruturas e empregos obsoletos.

Segundo o relatório, tanto nos Estados Unidos como no Brasil, atualmente três milhões de pessoas têm empregos relacionados com produtos e serviços ambientais, enquanto na Espanha 50 mil pessoas estão empregadas nesse setor.

Fonte: Agência EFE/Época Negócios














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.