Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Ecoprojeto realiza I Seminário Juçara Maembipe – Ilhabela

Terça, 09 de Outubro de 2012

O ecoprojeto Juçara Maembipe - Ilhabela (Juçara para Ilhabela) da Associação Elementos da Natureza realiza no dia 19 de outubro de 2012, no Parque Estadual de Ilhabela - PEIB (Praça Coronel Julião de Mourão Negrão, 115 – Vila Histórica) o I Seminário Juçara Maembipe.

O objetivo é apresentar os resultados alcançados e outras experiências exitosas na região e discutir diretrizes para a criação de instrumentos legais de incentivo como o desenvolvimento da Política Municipal da Juçara. Além de estabelecer e reforçar parcerias entre as instituições públicas que atuam na gestão socioambiental do município e região, organizações da sociedade civil, representantes das comunidades tradicionais caiçaras e demais colaboradores do projeto.

Juçara Maembipe – Ilhabela é uma ação da Associação Elementos da Natureza, com apoio do Ceds e em parceria com as comunidades tradicionais e com o poder público local que está levantando o potencial de produção da polpa de juçara existente no município de Ilhabela para fomentar seu uso como alimento e enriquecimento de novas áreas.

Estão sendo identificadas as áreas de ocorrência da palmeira juçara (Euterpe edulis Mart.) e obtendo informações sobre a localização exata e o potencial de produção. Na Ilha dos Búzios já foram identificadas populações para o consumo local e fornecimento de sementes de juçara. Também estão sendo realizados levantamentos em outras áreas  de Ilhabela.

O projeto visa criar arranjos produtivos locais para a melhoria alimentar e geração de renda através de práticas de manejo aliadas à conservação ambiental, considerando principalmente as comunidades que vivem no interior ou entorno das UC´s do Litoral Norte. 

PROGRAMAÇÃO

Dia 19 de outubro

9h00 às 9h30 - Apresentação do diagnóstico em Ilhabela e na Ilha dos Búzios, por Marcus Schmidt - Tope (eng. Florestal - AEN) e Renan Cardoso (eng. Florestal PEIb).

9h30 às 10h00 Apresentação dos “Aspectos legais do Manejo de Juçara no Ordenamento Territorial de Ilhabela”, por Joana Fava (Gestora do PEIb); Alain Briatte Mantchev (Arquiteto e Urbanista - AEN) e convidados (a confirmar).

Projeto Juçara - Ubatuba

10h15 às 11h15 – Apresentação do projeto "Manejo Florestal Comunitário da Juçara e Cambuci" - Relato da Experiência do Programa Juçara - Conservação Ambiental com Protagonismos Social, por Cristiana Reis (eng. Florestal - IPEMA).

Convidados: Renato Lorza (FF/SMA), Danilo Santos da Silva (Gestor PESM / Núcleo Picinguaba). 

Experiências de São Sebastião

11h30 às 12h00 – Apresentação “Etno-desenvolvimento em Sistemas Agroflorestais”, por Maurício Rúbio (eng. Agrônomo da CATI/São Sebastião).

Plano Municipal de Mata Atlântica - PMMA

12h15 às 13h15 – Plano Municipal de Mata Atlântica de Ilhabela – PMMA.  Mariana Gianiaki e Sandra Steinmetz (Ambiental Consulting / SOS Mata Atlântica).

Debate e Encaminhamentos finais

Temas para a discussão:

•Regulamentação e a legislação para o manejo da juçara nas áreas do interior e entorno das UCs;

•Relações com Plano de Manejo e comunidades tradicionais; 

•Relação com Plano Diretor e GERCO;

•Avaliação de um esboço para política municipal e a criação de um arranjo técnico executivo.

13h30 - Encerramento com degustação de polpa de juçara(*) e lanche de confraternização. (*) Polpa produzida pelas comunidades de Ubatuba-SP, com apoio do Projeto Juçara do IPEMA.














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.