Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Equipe da Agência Jovem participou da RIO + 20

Sexta, 05 de Outubro de 2012

Matéria de Victor Pugliese – AGÊNCIA JOVEM DE NOTÍCIAS AMBIENTAIS DO LITORAL NORTE DE SÃO PAULO

Em junho, alunos da Agência Jovem de Notícias estiveram no Rio de Janeiro no maior evento ambiental do ano, a Rio+20. Direto da Cúpula dos Povos, um dos espaços do evento, os alunos produziram vídeos, áudios e fizeram entrevistas sobre inúmeras iniciativas que ali ocorreram com o intuito de promover a consciência ambiental e discussões em torno da solução para problemas socioambientais.

Segundo Júlio Pugliese, um dos jovens que foi à Rio+20 pela Agência, tratou-se de uma experiência única na qual puderam ser entrevistados caciques indígenas e personalidades famosas e ativas nas questões ambientais, como o jornalista André Trigueiro e o ator Marcos Palmeira. “Pudemos, inclusive, conhecer mais a fundo o descaso do governo com os assuntos ambientais”, apontou Pugliese.

Puderam ser visitadas inúmeras tendas com ideias ecológicas como a “Bolota Viva” (plantas para terrenos de declive acentuado que evitam desmoronamentos de terra), empresas privadas como a Caixa Econômica Federal que instalaram estandes com bicicletas nas quais a energia gerada pelas pedaladas carregava diversas aparelhos eletrônicos. Além disso, os jovens trocaram ideias com pessoas do mundo inteiro – cada um em defesa de uma causa diferente, porém, todas a favor de um mundo mais coletivo e sustentável. Uma nobre e polêmica causa defendida era pelo “não uso da energia nuclear”.

E para fechar com chave de ouro, a turma da Agência conseguiu espaço na rádio Cúpula dos Povos para apresentar um programa de dez minutos. Na ocasião, puderam ser divulgados os trabalhos em andamento no Litoral Norte e foi contada história do projeto, bem como a situação da região no que diz respeito às suas transformações ambientais, já que trata-se de um local que abriga um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica do Brasil.

Fonte: Agência Jovem de Notícias Ambientais














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.