Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Evento em Ubatuba discute APAS e constrói alicerces em prol da conservação

Segunda, 19 de Dezembro de 2011

Seminário sobre Gestão de Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas reuniu 14 países no PESM – Núcleo Picinguaba e teve como fruto a  formulação de um documento de cooperação mútua entre os países envolvidos para a proteção da biodiversidade nas áreas marinhas e costeiras da América Latina. O objetivo do evento foi analisar as atuais formas de gestão e revisar o planejamento e o manejo das Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas com o propósito de garantir a conservação da biodiversidade desta região do planeta.

O Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba, em Ubatuba, recebeu de 21 a 24 de novembro de 2011, um importante evento internacional. O Seminário “Gestão de Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas na America Latina: elementos para planejamento e manejo” aconteceu no Centro de Visitantes do Núcleo Picinguaba, e reuniu cerca de cem pessoas, entre representantes de ministérios e secretarias de 14 países da America Latina. 

O Seminário é resultado de uma parceria entre a FAO - Food and Agriculture Organization (Organização de Comida e Agricultura); a RedParques – Rede Latinoamericana de Cooperação Técnica em Parques Nacionais, Outras Áreas Protegidas, Flora e Fauna Silvestre e a Fundação Florestal. Estiveram presentes representantes dos países: Venezuela, Cuba, México, Chile, Equador, El Salvador, Nicarágua, Guatemala, Honduras, Uruguai, Peru, Colômbia, República Dominicana e Brasil.

O diretor executivo da Fundação Florestal, João Gabriel Bruno esteve presente à abertura do evento e ressaltou a sua importância. “No estado de São Paulo, os avanços trazidos pela criação das Áreas de Proteção Ambiental Marinhas foram muitos, mas ainda queremos mais. Os desafios são grandes, mas eu me sinto confiante por saber que podemos contar com o apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e de instituições como a FAO e outros representantes que estão presentes neste seminário.”

Segundo o representante da FAO, e moderador do evento, Roberto de Andrade, “este seminário traz a visão, as problemáticas e as evoluções dos diversos países envolvidos. Podemos perceber que há muita semelhança nessas questões, o que nos proporciona a possibilidade de soluções coletivas e fortalecimento desta rede de proteção ambiental.”

Fonte: Fundação Florestal














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.