Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Fórum Litoral Norte Sustentável

Segunda, 21 de Setembro de 2009

Qual é a proposta?
A Universidade Católica de Santos, as entidades ambientalistas não governamentais reunidas no Colegiado ReaLNorte e a Petrobras realizará o Fórum Litoral Norte Sustentável nos dias 25 e 26 de setembro de 2009, em Ilhabela.
Esta é uma das iniciativas do projeto Diálogo para a Sustentabilidade do Litoral Norte Paulista, um processo de construção de entendimentos, aberto aos interlocutores mais relevantes dos segmentos empresariais, governamentais e não governamentais, que se disponham a realizar ações voluntárias orientadas pelo conceito de Desenvolvimento Sustentável, tal como estabelecido pelo relatório Nosso Futuro Comum.
O Fórum Litoral Norte Sustentável traz a proposta de uma parceria para promover negócios sustentáveis e gerar uma dinâmica que atraia novos segmentos para tal tipo de empreendimento, valorizando os atributos excepcionais que a região reúne enquanto conjunto de patrimônios naturais, culturais e localização privilegiada em relação ao mercado de turismo e lazer.

Orientações estratégicas
A região do litoral vem recebendo grandes investimentos em projetos de infraestrutura para o desenvolvimento.
Nesse contexto, emerge como desafio a possibilidade de convivência harmônica entre essas vocações do território marinho e costeiro e os aproveitamentos econômicos de todo um outro campo de potenciais da região, ligado aos valores ambientais e culturais, onde os negócios do turismo e da recreação aparecem como a forma mais visível e imediata de geração de usos econômicos sustentáveis.

A parceria Litoral Norte Sustentável tem como objetivos:
- Promover, demonstrar, multiplicar negócios e empreendimentos sustentáveis, ampliando as oportunidades de trabalho associadas;
- Divulgar e valorizar a imagem da região, de suas belezas e patrimônios culturais e naturais, e também a imagem dos seus atores engajados na proposta, estimulando outros segmentos a aderirem a um pacto de Sustentabilidade;
- Ampliar o acesso a financiamentos e patrocínios, com base na associação mutuamente positiva de imagem.

Estratégia de ação:
- Propor a construção de um pacto sobre os critérios de definição de negócios sustentáveis, na realidade regional, compartilhados por atores da área empresarial, não governamental, do governo e da academia.
- Construir uma estratégia para promoção de imagem, que poderá tornar-se uma marca de qualidade socioambiental, por meio da qual os consumidores poderão fazer parte desse pacto, exercendo suas preferências.
- Desenvolver futuramente redes de negócios sustentáveis, por meio do convite à adesão ao pacto sustentável de outros agentes regionais, privados, governamentais ou do terceiro setor. A marca, nessa dinâmica, é a semente para novos compromissos.
- Interessar financiadores e patrocinadores de projetos na iniciativa, oferecendo os benefícios de associação de imagem, e apoiar o salto de qualidade de projetos locais para tornarem-se estratégias de negócios sustentáveis passíveis de financiamento / patrocínio.

Dinâmica dos trabalhos - Primeira Rodada do Fórum Litoral Norte Sustentável
25 e 26 de setembro de 2009, Ilhabela, Ilha Flat Hotel
(Av. Princesa Isabel, 747 - Praia do Perequê – Ilhabela, 12.3895-3000).
Escopo dessa rodada:
- apresentar a idéia da parceria Litoral Norte Sustentável
- ouvir dos convidados sua manifestação inicial sobre a proposta e sobre temas prioritários para o debate dos critérios a serem discutidos e pactuados
- fazer um primeiro debate sobre uma estratégia de comunicação
- conhecer casos regionais que podem ser âncoras para a construção de redes de negócios sustentáveis, focados basicamente em turismo.

Programação provisória: 25 de setembro (Sexta-feira):

Manhã (9h30 – 12h30) e primeira parte da tarde (retomada às 14h00) - Apresentação da proposta e rodada com interlocutores convidados:
Área empresarial: Petrobras, ACOBAR (Associação de Construtores de Barcos), Empresas de Energia Elétrica, Associação Comercial de São Sebastião, Associação Brasileira da Indústria Hoteleira
ONGs : ReaLNorte e Agência Costeira
Academia: UNISANTOS (Universidade Católica de Santos), NESA (Núcleo de Economia Socioambiental da USP), FASS (Faculdade São Sebastião), UNITAU (Universidade de Taubaté), IPT (Instituto Politécnico de Tomar / UNTAD -Universidade de Trás os Montes - Portugal).
Governo: Gestores das Unidades de Conservação do litoral norte; Reserva da Biosfera da Mata Atlântica; Secretaria de Turismo de São Sebastião; Coordenação do Programa Ubatuba Sustentável, da Prefeitura de Ubatuba.

Segunda parte da Tarde (início: 15h30) - Debatendo uma estratégia de comunicação para a parceria Litoral Norte Sustentável:
Ricardo Carvalho – Mercado Ético
Dal Marcondes – Envolverde

26 de setembro (Sábado) (início: 9h30) - Casos que podem ser bases para redes de negócios sustentáveis:
- Parque Estadual da Ilhabela – cooperação francesa para carta parque
- Festival Gastronômico de Ubatuba
- Projeto Náutico
- Estrada Parque de São Sebastião
- Roteiro da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica
Encerramento: 13h00














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.