Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Fórum Litoral Norte Sustentável acontece em Ilhabela

Sexta, 25 de Setembro de 2009

Com o intuito de promover, demonstrar e multiplicar negócios e empreendimentos sustentáveis no Litoral Norte paulista, ampliando as oportunidades de trabalho associadas, foi realizado nesta sexta feira, 25 de setembro de 2009, a primeira parte do Fórum Litoral Norte Sustentável.

Durante o evento, buscaram-se formas de divulgar e valorizar a imagem da região, de suas belezas e patrimônios culturais e naturais, e também a imagem dos seus atores engajados na proposta, estimulando outros segmentos a aderirem a um pacto de Sustentabilidade e com isso ampliar o acesso a financiamentos e patrocínios, com base na associação mutuamente positiva de imagem.

O Fórum contou com a presença de cerca de 100 pessoas entre empresários, representantes do governo, entidades ambientalistas, representantes de instituições de ensino e alunos do curso MBA Negócios Sustentáveis, realizado pelo Diálogo para a Sustentabilidade do Litoral Norte Paulista.

Entre os presentes estavam a Diretora do Departamento de Planejamento Ambiental Estratégico da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Rafaela Di Fonzo Oliveira, a Secretária de Turismo de Ilhabela, Maria Inês Ferreira e a Diretora de Turismo da Prefeitura de São Sebastião, Ana Maria Bueno, além de representantes de duas empresas de energia elétrica, Alcino Vilela, da Elektro e Tatiana Lopes, da Bandeirante.

A segunda parte do Fórum, que contará com debate sobre estratégias de comunicação para a parceria Litoral Norte Sustentável e também apresentações de casos que podem servir de base para redes de negócios sustentáveis, acontecerá amanhã, dia 26 de setembro, no Ilha Flat Hotel, localizado na Av. Princesa Isabel, 747, Praia do Perequê, em Ilhabela.

O Fórum Litoral Norte Sustentável é uma iniciativa do projeto Diálogo para a Sustentabilidade do Litoral Norte paulista, uma parceria entre a Universidade Católica de Santos, o ReaLNorte (colegiado com 12 entidades ambientalistas) e a Petrobras, e consiste em um processo de construção de entendimentos, aberto aos interlocutores mais relevantes dos segmentos empresariais, governamentais e não governamentais, que se disponham a realizar ações voluntárias orientadas pelo conceito de Desenvolvimento Sustentável, tal como estabelecido pelo relatório Nosso Futuro Comum.

Contexto

O Litoral Norte paulista vem recebendo grandes investimentos em projetos de infra-estrutura para o desenvolvimento. Nesse contexto, emerge como desafio a possibilidade de convivência harmônica entre essas vocações do território marinho e costeiro e os aproveitamentos econômicos de todo um outro campo de potenciais da região, ligado aos valores ambientais e culturais, onde os negócios do turismo e da recreação aparecem como a forma mais visível e imediata de geração de usos econômicos sustentáveis.

Diálogo para a Sustentabilidade do Litoral Norte paulista

Com o objetivo de debater as principais questões ambientais do litoral norte de São Paulo, a Universidade Católica de Santos, o ReaLNorte (colegiado com 12 entidades ambientalistas) e a Petrobras assinaram um convênio de cooperação técnico-científica. A parceria inédita no país surgiu devido a preocupação de ambientalistas da região sobre a instalação do Campo de Mexilhão, o maior projeto de produção de gás natural na Bacia de Santos.

Depois de algumas audiências públicas conturbadas e sem acordo, na fase do licenciamento ambiental do projeto de exploração de gás, as instituições decidiram firmar o convênio, no qual a Universidade Católica de Santos tem a função de mediadora do diálogo entre a Petrobras e as entidades ambientalistas.

O convênio tem duração total de dois anos e propõe um conjunto de estratégias para gestão, agregando atividades empresariais, trabalhos de órgãos governamentais, participação de entidades não governamentais, e atividades de ensino e pesquisa.

A parceria funciona através do Comitê de Promoção do Diálogo para a Sustentabilidade do Litoral Norte do Estado de São Paulo que tem como objetivo promover seminários, palestras e debates, levando informações à comunidade. Além disso, o Comitê vai realizar avaliações ambientais sobre projetos desenvolvidos na região que possam causar grandes transformações locais e também definir ações para promover o desenvolvimento sustentável no litoral norte paulista.

Além do comitê, a parceria criou também o Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável do Litoral Norte que está instalado no município de São Sebastião e que tem a função de facilitar o processo de comunicação entre os setores envolvidos e a criação de trabalhos de formação e capacitação. Para isso, o Centro oferece cursos e oficinas, com o intuito de ampliar a mão-de-obra qualificada na região e construir modelos de eco-negócios abrigando o trabalho de pesquisadores de projetos experimentais com temas específicos.














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.