Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Ilhabela atrai mergulhadores para aventuras no mar

Segunda, 21 de Maio de 2012

Aparentemente menos radical que o cascading e o rafting, o mergulho é uma atividade com apelo maior para a contemplação, mas que exige do esportista uma série de técnicas e conhecimentos prévios. Tanto é, que só pode ser considerado mergulhador quem passou por um curso específico e foi certificado por uma das associações mundiais que regulamentam a modalidade .

Em Ilhabela, ilhas como Vitória e dos Búzios estão entre as mais procuradas por estarem mais afastadas da costa. Com águas transparentes, a visibilidade chega a 15 metros e há abundância de vida marinha. "Na Ilha dos Búzios, por exemplo, há 25 pontos de mergulho, onde é possível ver peixe-budião, peixeborboleta, peixe-frade, caranguejoermitão, miriquitis e tartarugas", conta o instrutor de mergulho da Narwhal, Claudiney de Paula. 

O acesso a esses paraísos submersos é feito por lancha ou barco e leva cerca de uma hora para Ilha dos Búzios e 1h15 para Ilha Vitória. Os passeios podem ser agendados diretamente com uma das operadoras de mergulho locais ou em São Paulo. Preços: a partir de R$ 200 alugam-se cilindro para dois mergulhos, cinto de lastro e lanche no barco. Roupa e outros equipamentos podem ser alugados por cerca de R$ 25 cada peça. 

O engenheiro de produção Guilherme Fraga e a bióloga Daniela Ludviger Ingui escolheram a Ilha dos Búzios e não se arrependeram. "Foi a primeira vez que atingi uma profundidade maior e gostei muito da sensação", relata Daniela. Guilherme também curtiu a oportunidade de estar a quase 20 metros de profundidade. "A visibilidade estava muito boa e eu pude observar tudo sem receio algum." 

Fonte: Revista Ecorodovias














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.