Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Jonathan Franzen prefere falar de pássaros a literatura

Segunda, 09 de Julho de 2012

 Ser o escritor mais aguardado da Flip não é fácil. Jonathan Franzen escapou do burburinho de Paraty e se refugiou em meio à Mata Atlântica para observar pássaros - sua maior paixão. Bronzeado e sorridente, o autor do aclamado "Liberdade" começou a sua coletiva de imprensa nesta quinta-feira dizendo que gostaria de fazer um anúncio público. Segurando uma camiseta da Associação Cairuçu, uma organização não-governamental da região de Paraty, o escritor quis chamar a atenção dos jornalistas para a preservação das aves brasileiras.  

—Na verdade, eu estou em Paraty como um Ecoturista. Só vim dar uma passada aqui por que é preciso. O Brasil em geral possui lugares maravilhosos, e esta região é fantástica para a observação de pássaros. Hoje vi espécies raras que jamais havia visto — disse o escritor, que é associado ao American Bird Conservency, organização que luta pela preservação das aves. 

O envolvimento de Franzen vai além da simples observação de espécies. O escritor participa ativamente de projetos pela conservação de pássaros nos EUA e disse ter visitado centros de preservação na Bolívia. Quanto à questão no Brasil, Franzen diz estar acompanhando os problemas que o país encontra na luta contra o desmatamento. O escritor afirmou estar especialmente preocupado com a ameaça representada pela expansão da agricultura e pela construção de usinas hidrelétricas.

Entre as aves observadas durante a sua manhã pelos arredores de Paraty, o norte-americano ressaltou um passarinho chamado papa-moscas-estrela, espécie natural da região que está ameaçada de extinção devido à degradação do seu habitat natural. Franzen também ficou contente ao ver um tiê-sangue, passarinho de plumagem vermelha tipicamente brasileiro.

Fonte: O Globo/julho 2012














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.