Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Liberados recursos para obras do Píer do Saco da Ribeira, em Ubatuba

Terça, 01 de Novembro de 2011

A Fundação Florestal, responsável pela administração do Píer do Saco da Ribeira, em Ubatuba, litoral norte do Estado de São Paulo, dará início aos procedimentos visando às licitações para a contratação dos serviços destinados a recuperação ambiental da área. Também serão realizadas obras de captação e drenagem de águas pluviais, sistema sanitário e de abastecimento de água potável. Recursos de R$ 379 mil (trezentos e setenta e nove mil reais) serão utilizados para a execução das obras e serviços destinados à remoção, raspagem e descarte de solo contaminado por resíduos oleosos, bem como análise físico-química do solo e tratamento do material contaminado.

Também serão realizadas obras de captação de efluentes, construção de caixas separadoras de água e areia, retenção de sólidos para evitar a poluição na areia e mar, construção de local adequado para armazenamento temporário de resíduos contaminados e perigosos, instalação de sistema de tratamento de efluentes sanitários dotado de fossa séptica, filtro e caixa de cloração para o despejo sanitário com capacidade para atendimento de 200 pessoas por dia.

 Na primeira etapa das obras serão realizados também serviços destinados a promover a adequação do poço artesiano. Entre elas, a instalação de bomba submersível, instalação de hidrômetro, realização de testes de vazão, adequação do local com cavalete, alambrado de proteção e a obtenção de outorga de recursos hídricos junto ao DAEE e regularização junto à Vigilância Sanitária.

As obras e serviços fazem parte da adequação ambiental da área, após intimação do IBAMA em decorrência dos problemas ambientais registrados na área a partir de investigação ambiental da CETESB, fruto do mau uso do espaço público ao longo dos últimos anos. Em cumprimento das exigências, a administração da Fundação Florestal deu início aos procedimentos necessários para a recuperação da área. Primeiro foram interrompidas as atividades das oficinas de pintura e manutenção das embarcações, depois foram notificados os proprietários de embarcações que utilizavam o Píer como garagem náutica e foi feita a solicitação para a liberação dos recursos necessários para executar as obras.

Essas obras fazem parte de um projeto mais amplo que vai promover a recuperação total da área do Píer Marina Saco da Ribeira que deverá prosseguir após a conclusão dos trabalhos de recuperação ambiental do equipamento e da área de areia.


 Fonte: Fundação Florestal/Novembro 2011

 














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.