Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Mercado no México oferece alimentos frescos em troca de materiais recicláveis

Terça, 12 de Junho de 2012

Na Cidade do México, é possível trocar material reciclável por produtos novos. A secretaria municipal de Meio Ambiente local criou um mercado de troca de resíduos sólidos que funcionará todos os domingos no Parque Chapultepec. 

Os moradores podem visitar o local com vidro, papel, papelão, latas de alumínio, garrafas PET e embalagens TetraPak e trocá-los por "pontos verdes", uma espécie de dinheiro falso que pode ser usado na compra de produtos de agricultores locais no próprio mercado. Os clientes podem trocar até 10 kg de resíduos separados e limpos. 

O programa tem por objetivo demonstrar como os resíduos podem ter valor além de seu uso inicial. Para a secretaria, o mercado é uma oportunidade para que os cidadãos aprendam a coletar e separar corretamente o lixo. Mas, acima de tudo, a importância está em entender que a ação diminui a quantidade de lixo e dá um valor adicional ao resíduo

Fonte: Site Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.