Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Na rede, energia solar rende negócios

Sábado, 26 de Novembro de 2011

Nicolau Bussolotti Francine, de 24 anos queria mostrar que a energia do sol pode ser usada nas tarefas do dia-a-dia. Filho de ambientalistas, Nicolau cursa o último ano de gestão ambiental na ESALQ (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), em Piracicaba, no interior paulista. Desde fevereiro de 2010, ele está à frente da Pleno Sol - Cozinha Solar, uma iniciativa que surgiu da vontade de gerar sua própria renda com a produção e comercialização de alimentos artesanais, como pão de mel e pães integrais, cozidos apenas com a energia solar. Com isso, estimula o empreendedorismo sustentável.

"Sempre tive uma visão empreendedora. Existem pessoas que nem desconfiam que seja possível cozinhar utilizando apenas a luz do sol. Eu quero mostrar a elas que é, sim, possível", explica.

O interesse de Nicolau pelo assunto começou quando pesquisava sobre fornos a lenha econômicos e encontrou a wiki (página digital) da Solar Cookers World Network. Em agosto de 2009, ele construiu seu primeiro forno solar, antes mesmo de iniciar a produção comercial. Seis meses depois, criou um blog (http://plenosol.wordpress.com) que, hoje, já ultrapassa a marca de 10 mil acessos. A Pleno Sol nasceu na internet. Depois, estimulado por um primo, criou o perfil no Facebook - segundo ele, bem mais eficiente que o blog. "No mês de setembro, já tive três encomendas de fornos solares", afirma Nicolau, que exalta a representatividade dessa ferramenta. "Além de uma ótima vitrine nacional e internacional, o Facebook é um ambiente de troca de conhecimento. Aqui, fiz um amigo do Canadá, que me ajudou em problemas técnicos."

Fonte: Portal Estadão /Claudia Assencio de Campos, aluna da Universidade Metodista de Piracicaba














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.