Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

O mais antigo naufrágio em Ilhabela

Quarta, 11 de Janeiro de 2012

A embarcação achada na Praia dos Castelhanos já é considerada o mais antigo naufrágio do arquipélago, desbancando o navio Dart, de bandeira inglesa, que afundou em 1884, próximo ao bairro do Borrifos, ao sul de Ilhabela, e objeto de grande interesse por parte dos mergulhadores.

O anúncio foi feito pela arqueóloga Cintia Bendazzoli, responsável pelo IHGAI – Instituto Histórico, Geográfico e Arqueológico de Ilhabela, no dia 3 de novembro passado, após conclusão da análise radiocarbônica realizada pelo Laboratório Beta Analytic, de Miami (EUA), especializado em datações arqueológicas, a pedido da prefeitura local.

A embarcação, por enquanto, será mantida no local para salvaguardar a sua estrutura de madeira, até então preservada devido ao grau de salinidade. Cintia explicou que “prevê-se a construção de uma réplica da nau para ser exposta aos visitantes”.

Segundo ela, trata-se de “um importante achado arqueológico e o mais novo atrativo para o turismo histórico no arquipélago”. A ideia é que ele seja divulgado como parte da história da Praia de Castelhanos, um porto estratégico no século XVII, pois serviu de base de operações para as embarcações espanholas que rumavam para o Pacífico.

Embora a praia de Castelhanos seja muito conhecida pelas histórias de corsários, segundo a pesquisadora, não se trata de um navio de piratas. A estrutura do navio está em bom estado de conservação e pode ser de origem tanto holandesa, quanto inglesa. Possui pranchas de 25 a 30 cm de espessura feitas com pinho de riga, uma madeira muito resistente proveniente da Eurásia.

Castelhanos

O acesso à Praia de Castelhanos é feito apenas por mar ou por veículos tracionados por uma estrada de terra de 27 km. A comunidade de cerca de 200 pessoas, que habita o local, vive rusticamente sem água encanada nem energia elétrica. A história local é contada por meio de depoimentos dos moradores mais velhos, pois há poucos escritos sobre o local e mais raros ainda os documentos oficiais sobre o início de sua povoação.

Fonte: Revista Beach &Co














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.