Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Oficina de Capacitação para a valorização do Patrimônio Cultural

Quinta, 15 de Janeiro de 2009

Com o apoio da Petrobras, da Universidade Católica de Santos e do ReaLNorte (coletivo com 17 entidades ambientalistas), promove nos dias 4, 5 e 6 de dezembro de 2008, a Oficina de Capacitação de agentes para a valorização do Patrimônio Cultural.

O curso, detinado a arqueólogos, historiadores, arquitetos, conveniados e interessados em geral, tem como objetivo oferecer conhecimentos básicos para a elaboração de projetos e ações de valorização e revitalização do patrimônio cultural local e regional como um mecanismo de inclusão social e desenvolvimento para gestão eficiente e sustentada. Além disso, visa instrumentalizar e potencializar os agentes para operar junto a comunidade local e regional.

O professor, PHD em Arqueologia e Território (11º Superintendência Regional do IPHAN/SC – setor de Arqueologia), Rossano Lopes Bastos irá ministrar a oficina.

No curso serão apresentadas noções básicas de patrimônio cultural arqueológico, identificação, valorização e tipos de patrimônio cultural e legislação refrente ao assunto. Irá tratar também de temas como intervenção preventiva em rodovias, ferrovias, metrô, portos e aeroportos, gasodutos, polidutos, linhas de transmissão, usinas hidrelétricas, termoelétricas, nucleares, de açúcar e álcool.

O turismo cultural também será abordado enquanto alavanca de sustentabilidade de processos de ocupação, urbanização e desenvolvimento regional. O palestrante apresentará projetos imobiliários, industriais e projetos preventivos de patrimônio cultural.

Serviço: Oficina de Capacitação de agentes para a valorização do Patrimônio Cultural

Abertura do evento: 4 de dezembro de 2008, às 20 horas

Oficina: 5 e 6 de dezembro de 2008, das 8 horas às 12h30 e das 14 às 19 horas

Local: Fazenda Santana – Av. Manoel Hipólito do Rêgo,1579, Pontal da Cruz, São Sebastião, SP.

Perfil – Rossano Lopes Bastos

Professor convidado (Museu de Arqueologia e Etnolgia da USP)

Pós doutor em Arqueologia e Território pelo Instituto Politécnico de Tomar, em Portugal, e mestre em Geografia na área de Utilização e Conservação de Recuros Naturais pela Universidade Federal de Santa Catarina, Rossano Lopes Bastos é o presidente da Sociedade de Arqueologia Brasileira.

Com amplo conhecimento na área, Rossano é espercialista em Arqueologia pré-histórica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Arqueologo do IPHAN/MINC. Atualmente é também professor do mestrado Erasmus Mundus no Instituto Politécnico de Tomar, em Portugal, Gestor Público do Patrimônio Cultural e Secretário-Geral do Congresso Mundial da União Internacional de Ciências Pré-históricas e Protohistóricas em Florianóplis, Santa Catarina.














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.