Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Parque do rio Juqueriquerê poderá sair do papel em 2012

Sexta, 06 de Abril de 2012

Até o final de 2012, moradores de Caraguatatuba e turistas que visitam a cidade terão mais uma opção de passeio para aproveitar e conhecer um pouco mais sobre a diversidade natural da região com a criação do Parque Natural do Juqueriquerê.

A área de com aproximadamente 35 mil metros quadrados localizada em um trecho de mata na Praia das Palmeiras – Jardim Nomar. Esta extensão territorial seguirá da rodovia (Rio Santos) até a margem do Rio Juqueriquerê entre os bairros do Morro do Algodão e Porto Novo.

De acordo com o secretário-adjunto Paulo André Cunha Ribeiro este será o primeiro parque municipal de Caraguatatuba. “Deste espaço, cerca de 3 mil metros quadrados foram reservados para ciclovia, alojamento, observatório, sanitários, centro de educação ambiental, auditório, bicicletário, decks e vias de circulação sinalizadas. Queremos além de tudo transformar a área em um grande centro de educação ambiental e de pesquisa para levar os alunos da rede municipal de ensino e os estudantes que se interessarem por botânica”, contou.

Segundo o estudo feito por técnicos ambientais, a floresta de restinga do local delimitado para o parque corresponde a 1,91% (3.34Km²) de toda a vegetação de planície costeira e baixa encosta do Litoral. Além disso, um estudo preliminar apontou a existência de uma grande quantidade de espécies de mamíferos (94), aves (389), anfíbios e répteis (160). Com relação à flora, há 183 espécies vegetais no perímetro do rio; dessas 18 estão ameaçadas de extinção. “Implantar inicialmente o parque não será tarefa das mais difíceis tendo em vista a possibilidade de utilizarmos recursos municipais para o começo e posteriormente garantirmos repasses estaduais e federais”, planejou.

 Fonte: Jornal Imprensa Livre














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.