Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

PEib cadastra jipeiros que operam comercialmente no parque

Quinta, 08 de Março de 2012

O Parque Estadual de Ilhabela (PEIb) está realizando o cadastro dos jipeiros que operam dentro da Estrada Parque dos Castelhanos, em cumprimento à portaria nº FF 71/2008 e FF 704/2009, que regulamenta a circulação  de veículos na estrada. A campanha de cadastro começou em novembro de 2011 e até o momento, quatro meses depois, 48 veículos já foram cadastrados. O cadastro é destinado apenas para veículos com placa vermelha, de operadores de Ilhabela devidamente inscritos na prefeitura e pode ser feito a qualquer momento na sede administrativa do parque.

Os jipeiros levam os visitantes até a praia dos Castelhanos, um atrativo turístico. Na baía dos Castelhanos, moram cinco comunidades tradicionais caiçaras que ainda preservam a cultura e modo de vida.

 O objetivo do credenciamento é garantir mais profissionalismo e dar credibilidade aos jipeiros,  além da segurança dos visitantes e condutores, aproximar o trade turístico da gestão do PEIb, e valorizar o ecoturismo da cidade.

Para se cadastrar, o prestador de serviço deve entregar alguns documentos obrigatórios: formulário de cadastro preenchido, RG, Carteira Nacional de Habilitação, documento do veículo licenciado, alvará de funcionamento do veículo emitido pela Prefeitura, seguro de acidentes pessoais e assinatura de termo de responsabilidade do PEIb. Os veículos cadastrados recebem um adesivo com número de série que deve ser colado no  para-brisas.

Fonte: Fundação Florestal














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.