Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Plataforma de Sustentabilidade do Litoral Norte como Ferramenta de Gestão e Transformação da Região

Quarta, 31 de Outubro de 2012

A Plataforma de Sustentabilidade do Litoral Norte foi concebida pelo COMDIAL – Comitê de Diálogo pela Sustentabilidade como uma ferramenta de gestão e de transformação da região, buscando uma realidade que permita a conciliação dos macroprojetos estruturantes anunciados para a região com a sua vocação de conservação ambiental, manifestada notadamente pela presença significativa de Unidades de Conservação e de vegetação nativa.

Assim, o primeiro passo da Plataforma de Sustentabilidade do Litoral Norte foi a construção de um diagnóstico regional, orientado por eixos estratégicos, que permitiu uma visão integrada que revelou problemas e potencialidades da região. 

Segundo o diagnóstico, elaborado através da releitura de planos e estudos elaborados para o Litoral Norte e de entrevistas com gestores públicos de diferentes esferas e formadores de opinião, as Unidades de Conservação apresentam grande potencial para desenvolver e fortalecer o turismo sustentável, embora requeiram cuidados em relação à pressão que o crescimento da ocupação  urbana exerce sobre elas.

Além do Ecoturismo, a riqueza cultural presente em cada um dos municípios, em comunidades tradicionais e quilombolas pode ser um fator de atração para turismo e lazer, setor que possui potencial para alavancar o desenvolvimento sustentável da região.

Para que isso ocorra é necessário atuar sobre as questões que envolvem planejamento urbano, principalmente na esfera regional. A pressão do crescimento populacional sobre o território fisicamente limitado é um fator importante, que somado aos problemas referentes a saneamento básico, exige planejamento em habitação e infraestrutura nos quatro municípios.

Dessa forma, será possível estimular o desenvolvimento econômico sustentável articulando o turismo relacionado à natureza e cultura,  as melhorias regionais em infraestrutura e qualidade de vida e as oportunidades associadas aos grandes empreendimentos previstos para os próximos anos.

Está em fase de consolidação uma Análise de Impactos Cumulativos, com metodologia especificamente desenvolvida, que pretende avaliar os principais grandes empreendimentos em fase de implantação e operação e os impactos gerados pelos mesmos.

Os próximos passos a serem dados se referem quantificar os impactos previstos e associá-los às análises e diagnósticos, para que seja possível propor políticas públicas que atendam o momento vivido pelo Litoral Norte, indicadores de acompanhamento da situação local e regional, bem como criar um caderno de oportunidades de negócios e ações sustentáveis.

VEJA MAIS

RESULTADO SOBRE A CONSULTORIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA PLATAFORMA DE SUSTENTABILIDADE DO LITORAL NORTE

http://www.cedslitoralnorte.org.br/ler/resultado-sobre-a-consultoria-para-o-desenvolvimento-da-plataforma-de-sustentabilidade-do-litoral-norte














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.