Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Punta Cana lança projeto de conservação de recifes de coral

Quarta, 26 de Setembro de 2012

Punta Cana, na República Dominicana está aplicando um novo programa de conservação dos recifes de coral. Lançado pela Fundação Ecológica Punta Cana e intitulado "Apoio à Conservação de Recifes para o Desenvolvimento de Jardins de Corais”, o projeto terá duração de três anos e investimento de cerca de US$ 500 mil. 

Um dos objetivos do programa é integrar a comunidade local e os turistas nas ações de conservação dos recursos marinhos e costeiros. O projeto utiliza-se da técnica de Jardinagem Coral, que consiste na coleta de material em colônias já existentes em viveiros marinhos que, depois de crescido, é transplantado novamente no recife. 

Para Mauricio Vianna, diretor do Escritório de Turismo da República Dominicana no Brasil, a conscientização sobre os recifes de coral ajuda a conservar as belezas naturais da região. “Ao criar este projeto, a Fundação Ecológica Punta Cana dá uma importante contribuição para o meio ambiente, ajudando a preservar um ecossistema riquíssimo e que abriga uma grande diversidade de espécies marinhas”. 

O financiamento foi concedido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Fundo Multilateral de Investimentos (FOMIN). A Fundação Ecológica Punta Cana, pioneira no uso desta técnica desde 1974, também tem viveiros de corais em Punta Rusia, Sósua e no Parque Nacional Submarino La Caleta, todos localizados na República Dominicana.

Fonte: Agua Online














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.