Quinta, 08 de Março de 2012
“O Litoral Norte está em uma estratégica região que poderá atrair muita gente durante o período da Copa do Mundo no Brasil. Temos de trabalhar forte a questão da profissionalização para o atendimento do turista e principalmente pensar em deixar um importante legado para as cidades da Região”. Com esta frase, o secretário executivo do Comitê Paulista para a Copa, Marcos Sant’Ana definiu as boas condições para o Litoral Norte aproveitar o mundial e atrair os turistas.
O representante participou na manhã de ontem( 29 de fevereiro de 2012) de uma palestra durante a 3ª oficina do “Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral Norte e São Paulo”, realizado em Caraguatatuba. Cerca de 80 pessoas participaram do evento que contou ainda com a apresentação do projeto SOS Juçara que prevê alternativas de utilização da palmeira Juçara de formas menos agressivas ao meio ambiente e com maior rentabilidade econômica.
Ainda sobre o tema Copa no Brasil, o representante estadual enfatizou a importância do preparo de profissionais qualificados para o atendimento ao turista e frisou os principais entraves para a consolidação do projeto. “Nosso principal adversário é, sem dúvida, o tempo hábil para conseguirmos preparar as cidades. Temos de fazer com que estas pessoas entendam as verdadeiras oportunidades e da grande abrangência de se sediar um evento como este. Há desafios também na questão da melhoria da qualidade de serviços e transporte público inclusive com a capacitação de motoristas para lidar com o público estrangeiro e que não entende o nosso idioma”, completou.
Cidade Sub-Sede
Das quatro cidades do Litoral Norte, apenas Caraguatatuba está inserida na segunda edição do guia “Cidade Base: O Potencial do Estado de São Paulo para sediar os Centros de Treinamento das Seleções para a Copa do Mundo Fifa Brasil 2014”. A publicação lançada no inicio do ano passado pelo Governo do Estado, apresenta 37 cidades paulistas selecionadas, de acordo com pré-requisitos estabelecidos pelo Comitê Organizador Local (COL), para receber as delegações internacionais durante a Copa do Mundo.
Descrita no guia, Caraguá é destacada pela distância até a capital paulista (182 km), a população, praias, estrutura viária, temperatura média, índice pluviométrico, distâncias das cidades sedes, localização e a vocação para os esportes. Todas estas informações foram passadas à Fifa.
Segundo o Comitê Organizador do Mundial, no final de 2013, após o encerramento das eliminatórias da Copa, os representantes das seleções nacionais poderão conhecer os locais aprovados pela comissão. A Fifa enviará a lista às federações e confederações.
Confira em downloads o material usado por Marcos Sant'Ana na 3ª Oficina.
Fonte: Imprensa Livre
Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.