Quinta, 10 de Fevereiro de 2011
Representantes das entidades ambientalistas do ReaLNorte, das Unidades de Conservação do Litoral Norte de São Paulo, da Petrobras e da Universidade Católica de Santos se reuniram no dia 4 de fevereiro de 2011, em São Sebastião, para dar continuidade a elaboração do plano de ação da segunda fase do projeto Diálogo para a Sustentabilidade.
As informações fornecidas pela Petrobras foram um dos assuntos abordados e a sugestão foi de que os membros do Comitê de Diálogo para a Sustentabilidade (COMDIAL) deverão encaminhar à Petrobras temas objetivos visando análise e devolutiva de informações e encaminhamentos, podendo remeter a desdobramentos de sugestões dos ambientalistas e dos gestores das Unidades de Conservação da região visando melhorias.
Para o novo plano de ação também foram sugeridas: apresentação do Plano de Desenvolvimento da Petrobras para a região do litoral norte de São Paulo; esclarecimentos e avaliação das informações apresentadas nos Estudos de Impacto Ambiental (EIAs) e Relatórios de Impacto Ambiental (RIMAs) como, por exemplo, valores destinados a compensações ambientais; formatar estratégias integradas de mitigação; agendamento de debates sobre informações controversas; oficinas de interpretação de informações vindas da Petrobras com apoio técnico; definição de protocolo de comunicação entre o ReaLNorte e a Petrobras.
Os participantes chegaram à conclusão de que é necessária uma maior aproximação entre as partes para que as informações não cheguem já consolidadas aos ambientalistas e gestores das Unidades de Conservação. Além disso, é preciso um esforço interno dos representantes da Petrobras para que as respostas retornem, pois de acordo com os ambientalistas até hoje existem perguntas que não foram respondidas.
Outro assunto da reunião foi o Canal de São Sebastião e as sugestões foram: um seminário sobre demandas e conflito de uso do Canal - a construção de um novo modelo, discutir sobre um transporte integrado coletivo terrestre e marítimo entre municípios do litoral norte paulista, criar parcerias com, por exemplo, a APA Municipal, Estadual, Secretarias Municipais, e discutir sobre a gestão dos canais.
Serão realizadas outras duas reuniões para elaboração do plano de ação, sendo a próxima no dia 11 de fevereiro, às 9h, no Galpão de cursos e oficinas do CEDS, em São Sebastião. As reuniões de elaboração do plano de ação contam com a facilitação de Marcela de Marco Sobral, gestora ambiental e mestre em Educação Ambiental.
Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.