Quarta, 10 de Junho de 2009
No evento,realizado nos dias 20 e 21 de março de 2009, no Teatro Municipal de São Sebastião, foi consenso entre os especialistas de que não se trata mais de discutir se o aquecimento global irá ou não ocorrer de fato, e sim em que intensidade os efeitos do fenômeno afetarão os seres humanos e a natureza.
Para eles, uma resposta otimista para esta questão depende do estabelecimento de estratégias e ações concretas dos chefes de Estados e da sociedade, visando à redução de emissões de gases do efeito estufa na atmosfera, assim como a implantação de medidas mitigadoras e preventivas para as mudanças em curso.
Durante a programação do seminário foram avaliados também os aspectos geográficos dos quatro municípios que compõem o Litoral Norte Paulista (São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba) e os impactos previstos em face do aquecimento global.
Além disso, ocorreram discussões em torno dos últimos relatórios do IPCC, da política Estadual sobre mudanças climáticas, tendências e mudanças no perfil das emissões de gases brasileiras e seu impacto na sociedade e economia brasileira, importância da preservação de florestas, e áreas como agricultura e matriz energética.
Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.