Segunda, 14 de Dezembro de 2009
A segunda etapa do seminário "Gerenciamento de riscos ambientais". aconteceu no Hotel Ilha Flat em 5 de dezembro de 2009 e contou com a participação de vários especialistas entre eles Iris Poffo, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), João Carlos Milanelli, Gerente da Agencia Ambiental regional da CETESB em Ubatuba, Marcos Barbosa Sanches, do Instituto Nacional de Pesquisas Espacias (INPE), Agostinho Ogura, pesquisador do Laboratório de Riscos Ambientais do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Marcos Vinicius de Mello, gerente de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Petrobras, e Gilmar Souza Ribeiro, técnico de segurança da Petrobras.
Estiveram também presente representantes dos Bombeiros e Defesa Civil dos municípios da região.
No seminário, os palestrantes apresentaram cenários de acidentes no mar, nas operações de carga e descarga de petróleo e derivados, com o objetivo de informar o público presente sobre os principais cenários atuais de acidentes e as correspondentes medidas preventivas de segurança.
Outro tema abordado foram as alterações de cenários emergenciais ligadas aos efeitos das mudanças climáticas. Na região, é operado, desde final dos anos 80, um sistema preventivo de defesa civil que a cada ano evita mortes de pessoas que habitam em situações vulneráveis aos eventos naturais catastróficos, como escorregamentos de encostas. O reconhecimento desses novos cenários, com o aumento da chuva e da amplitude dos eventos climáticos extremos, bem como dos efeitos da erosão costeira, são questões centrais para a adaptação de nossa região aos efeitos, que surgem progressivamente, das mudanças do clima global.
Durante o seminário buscou-se formas de entrosamento entre as equipes das diferentes instituições e setores do público regional, cujas atividades possam ser afetadas de alguma forma pela emergência.
“O Litoral Norte reúne algumas das melhores experiências de Gerenciamento de Riscos Naturais e Tecnológicos, em nosso País. Temos um bom padrão de segurança ambiental, cuja manutenção e melhoria constante serão favorecidas pela ampliação do envolvimento de instituições e do público, o que esperamos facilitar por meio do acesso direto à informação e ao debate”, afirma Ícaro Cunha, representante da Universidade Católica de Santos no CEDS.
Um terceiro módulo do seminário deverá ocorrer em 2010. Para essa outra etapa, será repassado o Plano de Área, que articula as ações voltadas para acidentes ambientais associados ao conjunto de operações do Porto Organizado, abrangendo, portanto, eventos com o transporte de cargas gerais, embarcações de apoio, etc. Pretende-se também focar a comunicação dos riscos para a população e estratégias para contar com a atenção e ampliação da participação de entidades de cidadãos nos esquemas de defesa civil.
O seminário foi promovido pelo Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável (CEDS), estrutura de apoio à parceria entre Universidade Católica de Santos, ReaLNorte (colegiado com 12 entidades ambientalistas) e Petrobras.
Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.