Quinta, 11 de Junho de 2009
O seminário Unidades de Conservação da Natureza realizado nos dias 29 e 30 de maio de 2009 no Hotel Ilha Flat, em Ilhabela teve como foco mostrar que estão surgindo muitos tipos de oportunidades para atividades econômicas associadas à presença das Unidades de Conservação.
Todas as oito UCs da região foram apresentadas por seus gestores, com ênfase nos programas de gestão que trazem desdobramentos econômicos diretos, tais como atividades de ecoturismo, gastronomia, etc.
Os presentes ao seminário tiveram acesso a um conjunto bastante diversificado de experiências e propostas vinculadas aos planos de manejo, muitas das quais já disponíveis e outras em fase avançada de maturação.
Tais informações se somaram aos anúncios feitos pela direção da Fundação Florestal, relativos a investimentos do governo estadual nas Unidades de Conservação da região. Programas de ecoturismo e de proteção (com meios para a Polícia Ambiental para cuidar das unidades de terra e de mar) foram negociados com organismos internacionais, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento.
No segundo dia, uma grande coleção de experiências positivas de projetos associados aos serviços ambientais prestados pelas unidades foi mostrada ao público. Maricultura, artesanato, ecoturismo, comunicação, gastronomia, muitos foram os tipos de experiências trazidas ao público.
Um dos destaques foi o anúncio de um convênio em fase final de negociação, entre Petrobras e Fundação Florestal, para implantação de uma Estrada Parque nos núcleos São Sebastião e Caraguatatuba do Parque Estadual da Serra do Mar.
Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.