Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Tamar Ubatuba promove II Mês da Cultura Popular Caiçara nos finais de semana no mês de agosto

Segunda, 06 de Agosto de 2012

Em 2012, durante todo o mês de agosto, as exposições ‘Gente do Mar’, da antropóloga  Kilza Setti e ‘História de Ubatuba’, do acervo pessoal de Edson Athanásio da Silva, contarão, por meio de belas imagens, a vida dos caiçaras junto ao mar e a história da cidade de Ubatuba.

No sábado, a noite terá o encanto do grupo musical Concertada, trazendo como convidado especial o ‘Coral Municipal de São Sebastião (Coralusp-São Sebastião)’. No domingo, Mariza Taguada oferece uma deliciosa ‘Contação de Histórias’ (15h), e o Cine Clubinho apresenta ‘A Menina do Mar’ (16h), uma fábula infantil repleta de mistério e aventura.

A segunda semana começa com o Cine Clube da Cultura Popular na sexta-feira (10/08, 19:30h), trazendo o filme brasileiro ‘Tapete Vermelho’, que conta a história de um pai que cruza o interior paulista rumo à cidade, para levar seu filho para assistir um filme de Mazzaropi.

No sábado (11/08, a partir das 19h), acontecem duas apresentações culturais: o ‘Fandango Caiçara & Xiba’ e ‘Dança das Fitas’, resgatando antigas tradições, nos pés e na voz de pessoas que lutam para manter viva a cultura caiçara. Adultos e crianças poderão assistir, no domingo (12/08, a partir das 15h), a confecção de uma de canoa caiçara, pelo o mestre canoeiro Renato Bueno, e de rabeca, pelo músico, compositor e artesão Mário Gato. Imperdível! O Cine Clubinho (16h) apresenta o curta ‘Caçadores de Saci’, acompanhado de um bate-papo sobre o folclore brasileiro com Marilena Cabral.

Na terceira semana, o Cine Clube da Cultura Popular apresenta na sexta (17/08, as 19:30h) a sessão Capoeira, com filme inédito e, para encerrar a noite haverá uma Roda de Capoeira. 

No sábado, o Ponto de Cultura do Quilombo da Fazenda ‘Olhares de Dentro’ promove uma oficina de artesanato em taboa, oferecida pelos artesãos quilombolas e apresenta o grupo ‘Ô de Casa’, com um cortejo de ‘Maracatu’ e ‘Jongo’ - expressão cultural africana formada por uma roda de dançarinos e um solista (jongueiro) que puxa os cantos respondidos em coro pelos participantes. 

No domingo (19/08, 16h), o Cine Clubinho sessão Capoeira traz o curta ‘Maré Capoeira’, que conta a história de um menino de 10 anos que sonha ser mestre de capoeira como seu pai.

No último final de semana do mês, sexta (24/08, as 19:30h) o Cine Clube da Cultura Popular apresentará o filme ‘Dias de Caiçara’, um registro valioso que mostra a autêntica cultura de raiz caiçara. O sábado (25/08) promete grandes emoções, com a apresentação de canto e dança das crianças Guaraní da Aldeia Boa Vista (as 15h) e, a partir das 19:30h, sobe ao palco a Congada de São Benedito e o espetáculo ‘Avoou’, com Bado Todão & Grupo Ubacunhã. No domingo, o Cine Clubinho (16h) apresenta o filme ‘Tainá’, que conta as aventuras de uma indiazinha na Floresta Amazônica.

Tamar

O projeto é uma parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)/Ministério do Meio Ambiente e da Fundação Pró-Tamar com o patrocínio nacional da Petrobras, e em Ubatuba o Tamar tem o apoio da Arcor do Brasil e da Prefeitura Municipal de Ubatuba.

Fonte: Imprensa Livre














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.