Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Trilha Fluvial leva visitantes para conhecer as belezas do Manguezal no PESM – Núcleo Picinguaba

Sexta, 13 de Janeiro de 2012

Entre a floresta e o mar, um ecossistema diferente se descortina aos visitantes da Praia da Fazenda, na região norte de Ubatuba. Muitos nem imaginam que a vegetação esconde uma grande riqueza de vida e biodiversidade. Considerado berçário do mar, o manguezal é um ambiente exótico, diferente do intenso azul de nossas praias. Águas escuras, vegetação com raízes à mostra, solo preto e cheio de texturas, grandes caranguejos azuis ou vermelhos, garças e andorinhas pescando aqui e ali... Este é o cenário admirado por aqueles que se aventuram na Trilha Fluvial, pelo manguezal do Rio Fazenda, nascido a 850m do nível do mar.

O passeio para grupos de até dez pessoas dura cerca de uma hora e meia e é oferecido pela Fundação Florestal, por meio do Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar. O agendamento pode ser feito previamente por e-mail (agendamento.picinguaba@gmail.com) ou pelo telefone (12) 3832-9011. O preço do passeio é de R$ 55,00, ou seja, quanto maior o grupo, menor o valor individual. O valor é revertido para a manutenção das unidades de conservação Depois de uma breve caminhada pela mata, um barco dá acesso ao manguezal e à vegetação de restinga. Este roteiro é um dos preferidos do Núcleo e atrai grupos de estudantes e professores de escolas e universidades, além de famílias, entre outros interessados.

Ao longo da trilha fluvial, o monitor Joanice Cristo rema suavemente sobre as águas do mangue, explicando a importância deste ecossistema e as espécies encontradas ali. Peixes como paraty, carapeva, caratinga, robalo e tainha desovam e se criam neste ambiente calmo e rico em matéria orgânica. Com sorte, é possível avistar mamíferos como lontras, capivaras e cachorros do mato. Entre as aves encontradas ali, garças azuis e brancas, socós, saracuras, jaçanãs, maçaricos, biguás e ninhos de guaxos-pretos. 

Para a família Diniz, vinda de Jundiaí, o passeio trouxe descobertas surpreendentes. O pai, Paulo Diniz,  afirma que é muito bom ver de perto um ambiente que até então, ele só tinha ouvido falar. “Muitas espécies aqui, eu conhecia de nome, mas não sabia o que era. Esse lado da educação ambiental é muito interessante, é diferente de entrar sozinho no mato. Ouvindo o que o monitor fala, começamos a dar outro valor ao que vemos.” A esposa, Zuleika Diniz, completa: “Essa conscientização é importante para as gerações que estão vindo.”

O estudante Roger Diniz, filho mais velho do casal, foi quem trouxe a família para o passeio, depois de ter conhecido o PESM - Núcleo Picinguaba com um grupo da escola. Ele afirma que trouxe a família para conhecer a praia e a Trilha Fluvial foi uma boa surpresa.  “A biologia é uma paixão para mim, sempre adorei passeios como este e já fiz vários, mas o Mangue da Fazenda é um dos mais preservados e bonitos que eu já vi. Tive contato com o mangue vermelho e branco, espécies de plantas que eu ainda não tinha visto em outros lugares. A cada passeio, aumenta mais o meu interesse pela natureza e pela sua preservação. Penso que muita coisa bonita que eu vejo hoje pode não existir mais no futuro.”

Outros passeios

Além da Trilha Fluvial, o PESM – Núcleo Picinguaba oferece passeios e trilhas diversificados, capazes de agradar públicos de diferentes perfis. Caminhadas com níveis fáceis a difíceis; acesso a praias e cachoeiras; roteiro histórico e cultural e turismo de base comunitária, com a oportuinidade de conhecer um pouco sobre a cultura caiçara e quilombola são algumas das  opções. Todos os passeios podem ser agendados previamente pelo e-mail ou telefone. Quem visita a Praia da Fazenda também pode buscar informações no Centro de Visitantes do PESM – Núcleo Picinguaba, que oferece infraestrutura de duchas, sanitários, exposições e monitoria para os passeios.

Veja a seguir, um resumo dos principais roteiros

Centro Cambucá de Observação de Aves - Área do Parque destinada à observação e estudo das aves. O Centro possui um grande lago com beleza paisagística excepcional, onde são avistadas e registradas as paradas de aves migratórias. Além disso, existe a Trilha do Lago, com nível de dificuldade fácil, percurso de 1.000m com duração aproximada de 1h e 30min ida e volta.

Trilha do Picadão da Barra - Apresenta nível de dificuldade fácil, percurso de 4500m com duração aproximada de 3h. Atravessa a planície litorânea passando pela Restinga e Manguezal, até chegar à barra dos rios Fazenda e Picinguaba no encontro com o mar, apresentando também vegetação de praia e ambiente marinho. Permite uma série de interpretações sobre os diferentes ecossistemas existentes durante o trajeto. Ao fim da trilha, ocorre a travessia da barra dos rios em barcos de alumínio para iniciar o retorno caminhando pela praia da fazenda.

Trilha do Jatobá - Apresenta nível de dificuldade fácil, percurso de 1.600m com duração aproximada de 2h00 ida e volta. A partir da Casa de Farinha percorre-se trecho de Mata de Encosta bastante preservada, sendo oportuno para conhecer algumas espécies que estão em risco de extinção, como o palmito juçara e algumas árvores centenárias como o Jatobá, finalizando no Poço do Rio Fazenda onde o grupo pode fazer uma parada para banho.

Trilha da Rasa - Apresenta nível de dificuldade médio, percurso de 5.200m com duração aproximada 6h00 ida e volta. É realizada com grupos que têm certo preparo físico para caminhar. O percurso é por trecho de Mata de Encosta com possibilidade de encontrar fauna e flora endêmicas. Acompanha o Rio Fazenda até um poço propício para banho, atingindo a zona primitiva do Parque no interior da Mata Atlântica conservada.

Trilha Brava da Almada - Apresenta nível de dificuldade médio, percurso de 4.200m com duração aproximada de 4h ida e volta. Saindo da Praia da Fazenda, passa por Costão Rochoso com parada na Praia das Conchas (Saco das Taquaras), seguindo por trechos de Mata de Encosta semi degradada até chegar à Praia Brava da Almada. Esta trilha faz parte do Passaporte Trilhas de São Paulo e recebe destaque pela beleza da paisagem, tanto da trilha como da praia.

Trilha dos Poços - Apresenta nível de dificuldade médio, percurso de 1.470m com duração aproximada de 4h00 ida e volta. Percorre trechos de Mata Atlântica bem preservada, às margens do Rio do Cedro que apresenta três quedas d’água que formam poços propícios para banho. Além disso, o trajeto abrange o interior da comunidade Quilombola com possibilidade de aquisição de artesanato local.

Trilha Praia Brava do Cambury - Apresenta nível de dificuldade médio, percurso de 2.600m com duração aproximada de 4h00 ida e volta. Percorre trecho de Mata de Encosta, passa pela Praia da Grosa, onde existem rochas que sofreram grande desgaste, até chegar a Praia Brava do Cambury, com fortes ondulações e beleza paisagística incrível.

Trilha Cambury – Trindade - Apresenta nível de dificuldade difícil, percurso de 5.500m com duração aproximada de 4h:30min ida e volta. Interliga as vilas de Cambury e Trindade e, portanto, os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Atravessa trecho do Parque Nacional da Serra da Bocaina, com pontos mais altos atingindo 300m de altitude, vista para o mar, brejos, tocas e grande trecho de Mata Atlântica. Combinar a volta com condução própria ou ônibus circular.

Comunidade Tradicional Quilombola da Fazenda - Roteiro Completo: Visita a comunidade Quilombola do Sertão da Fazenda. O roteiro inclui visita a Agrofloresta, Casa de Farinha, Roda de Conversa com moradores antigos, apresentação musical do grupo ”Tambores da Fazenda” e visita à cachoeira; é possível também agendar um almoço tradicional na comunidade. Possui nível de dificuldade fácil e tem duração aproximadamente de 6h; Os itens deste roteiro podem ser adquiridos separadamente.

Comunidade Tradicional do Cambury - Roteiro Completo: Visita à comunidade tradicional caiçara e remanescentes de quilombo. O roteiro completo inclui a Trilha dos Poços, visita à Casa de Farinha Familiar e Praia do Cambury, Roda de Conversa com os moradores mais antigos da comunidade, com a possibilidade de agendar um almoço tradicional na comunidade. Apresenta nível de dificuldade médio, com duração aproximada de 6h00. Os itens deste roteiro podem ser adquiridos separadamente.

- Roteiro Simples: Visita à comunidade tradicional caiçara e remanescentes de quilombo. O roteiro simples inclui visita à Casa de Farinha Familiar, Praia do Cambury, Roda de Conversa com moradores antigos da comunidade, com a possibilidade de agendar um almoço tradicional na comunidade. Apresenta nível de dificuldade fácil, com duração de aproximadamente 4h00. Os itens deste roteiro podem ser adquiridos separadamente.

 Fonte: Fundação Florestal














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.