Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Trilhas, cachoeiras e aventura na mata paulista

Terça, 13 de Março de 2012

O Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), que se estende desde a divisa entre Rio de Janeiro e São Paulo até a cidade de Itariri, no sul paulista, é uma boa pedida para quem quer tomar um refrescante banho de cachoeira, percorrer trilhas com diferentes níveis de dificuldade, ver monumentos históricos ou conhecer uma autêntica vila de pescadores. Com 315 mil hectares divididos em oito núcleos administrativos, o que não faltam são boas opções de passeios para os turistas. 

No núcleo Itutinga-Pilões, o maior deles, que engloba municípios da Grande São Paulo e da Baixada Santista, há dez trilhas principais que variam de um a 15 quilômetros e que tem como destino cachoeiras, mirantes, ruínas de uma antiga fábrica e piscinas naturais. Um dos caminhos mais famosos é feito por via asfaltada, pela Estrada Velha de Santos, observando a floresta de um lado e os monumentos históricos de outro. 

A antiga estrada é conhecida pelas prefeituras locais como Polo Turístico Caminhos do Mar. Ao longo do percurso estão diversos prédios construídos em 1922, em comemoração ao centenário da independência do Brasil e também está a Calçada do Lorena, primeiro trajeto pavimentado que ligou São Paulo a Santos, construído no final do século XVIII. 

Para o biólogo e gestor do Itutinga-Pilões, Lafaiete Alarcon da Silva, uma de suas maiores alegrias dentro do parque foi ter encontrado um grande grupo de macacos mono-carvoeiros, espécie ameaçada de extinção, na altura do km 40 da rodovia Anchieta. "Esse é o macaco-símbolo da Serra do Mar e agora estou monitorando-os", conta orgulhoso. 

Ele antecipa também uma novidade do núcleo - a abertura de cinco novas trilhas para acesso a Cachoeira Guariúma, em Praia Grande, com 20 metros de queda-d'água. "Estamos construindo um centro de visitantes e uma base de apoio. O local é lindo, vai valer a visita." Para fazer uma visita ao Núcleo Itutinga-Pilões, é necessário agendar com 15 dias de antecedência pelo telefone (13) 3377-9154. 

Os outros sete núcleos administrativos do Parque Estadual da Serra do Mar também têm diversos encantos e peculiaridades. No Santa Virgínia, por exemplo, que abrange as cidades de São Luiz do Paraitinga, Cunha, Ubatuba e Natividade da Serra, além de 17 cachoeiras, o grande atrativo são os rios Ipiranga, Ribeirão Grande e Paraibuna, que formam corredeiras e permitem a prática de esportes radicais, como o rafting. 

O Picinguaba, com 47 mil hectares inseridos no município de Ubatuba, é o único do PESM que atinge a orla marítima. A floresta chega até a costa e se espalha pelo litoral em sete praias. No local, além de visitar recantos quase selvagens, é possível conhecer também um pouco da cultura caiçara na Vila Picinguaba, onde vive uma aldeia de pescadores. 

Quem gosta de história não pode deixar de conferir o Sítio Arqueológico São Francisco, que fica no Núcleo São Sebastião e oferece ao visitante 3 mil metros quadrados de ruínas de uma fazenda de escravos com mais de 200 anos. 

Fonte: Vania Delpoio - Portal Ecorodovias














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.