Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Ubatuba participa de campanha “Mangue Faz a Diferença” contra mudanças no Código Florestal

Sexta, 02 de Março de 2012

A cidade de Ubatuba participa, neste domingo, 04 de março de 2012, da campanha de nível nacional  “Mangue Faz a Diferença”, que tem como principal objetivo, mobilizar e alertar a população sobre as mudanças no Código Florestal e  podem trazer grandes riscos para o futuro desses ecossistemas. A manifestação será feita por mar e por terra, na Praia do Itaguá, a partir das 10h. 

O evento em Ubatuba foi idealizado pela Fundação Florestal, por meio da Área de Proteção Marinha do Litoral Norte e Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba, Comitê de Bacias Hidrograficas do Litoral Norte (CBHLN) e  Prefeitura de Ubatuba, com o apoio de diversos parceiros.

 Entre as atividades previstas, surfistas profissionais e amadores, além de praticantes de stand up padle, participarão da ação “Remando por um mundo melhor”, num trajeto que irá desde o canto esquerdo da Praia do Itaguá, próximo à Rua Capitão Felipe, até a altura da Praça Alberto Santos, também conhecida como “Praça da Baleia”, próxima à Rua Guarani. Quem não quiser se molhar, seguirá o mesmo trajeto em caminhada na beira da orla.  

 Na Praça da Baleia, será montada uma tenda com informações sobre os impactos das alterações do Código Florestal nos ecosssistemas de manguezal do país. Também há a possibilidade de intervenções culturais ao longo do evento, como rodas de capoeira e apresentações musicais a serem confirmadas.

 Parceiros

A iniciativa tem coordenação nacional da Fundação SOS Mata Atlântica e o apoio da Rádio Eldorado.  Além de Ubatuba, estão acontecendo ações semelhantes em diversas cidades, como: Salvador, Porto Seguro, Porto Alegre, Maceió, Recife, Natal, Vitória, Rio de Janeiro, Paraty, Iguape, Florianópolis e Santos. No estado de São Paulo, a principal instituição organizadora a Ong Ecosurfi, de Santos, que está apoiando o evento em Ubatuba. Inclusive, está prevista a presença de representantes desta instituição, que trarão a experiência do evento realizado em Santos.

 Em Ubatuba, o evento foi idealizado pelos parceiros Fundação Florestal, por meio da Área de Proteção Marinha do Litoral Norte e Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba, Comitê de Bacias Hidrograficas do Litoral Norte (CBHLN) e  Prefeitura de Ubatuba. A adesão de outros parceiros à iniciativa foi imediata e já conta com a colaboração da Sociedade Amigos de Itamambuca (SAI); Ong Bicho Preguiça; Padaria Integrale; Projeto Tamar, Aquário de Ubatuba e Pousada Canto de Ubatuba, entre outros.

 Programação do Evento Remando por um futuro melhor!

10 hs: Encontro no Píer da Marina Tamoios, distribuição de cartazes e materiais, adesão ao manifesto;

10:30 hs: Saida remada (canoas, pranchas, stand up,...) e pedestres/ ciclistas;

11:30 hs: Chegada na Praça da Baleia

11:30 as 13:00 hs: Apresentações culturais, Roda de conversa sobre mangue e código florestal, Adesão ao manifesto, Intervenção no Banner Veta Dilma que será levado para Brasília próxima semana e entregue à presidenta.

Mangue, berçario da vida marinha

Os manguezais são considerados “berçários” para muitas espécies de peixes e crustáceos com importância ecológica, econômica e social. Além disso, são responsáveis pela manutenção da qualidade e fertilidade das águas estuarinas e costeiras, a proteção contra a erosão costeira e eventos climáticos extremos e o sequestro de carbono. Existem hoje mais de 500 mil pescadores no Brasil e, somados aos empregos indiretos, o setor abrange seguramente mais de 1 milhão de pessoas. Os manguezais são, portanto, uma fonte de proteína e de renda para um número significativo de brasileiros.

 Preocupações

O texto aprovado no Senado propõe a consolidação de ocupações irregulares ocorridas até 2008 em parte dos manguezais (os chamados apicuns) em todo o país. Consolida ocupações urbanas em áreas de manguezal e permite novas ocupações em mais 35% dessas áreas em manguezais no bioma Mata Atlântica e 10% na Amazônia, com o argumento de permitir a carcinicultura (criação de camarões). Essa atividade já é responsável por enormes passivos socioambientais no Nordeste do País.

 Manifesto on line

Como parte da campanha também está sendo lançado o Manifesto A Favor da Conservação dos Manguezais Brasileiros. O documento lista os principais problemas trazidos para esses ecossistemas e pede providências às autoridades. O manifesto pode ser acessado em www.manguefazadiferenca.org.br. Neste mesmo site, também encontram-se informações, fotos e vídeos sobre todas as atividades, bem como os materiais de comunicação, informações sobre as organizações participantes.  Internautas também podem acompanhar a mobilização pela fan page da campanha no Facebook,facebook.com/manguefazadiferenca, e manifestar seu apoio via Twitter com a hashtag #manguefazadiferenca.  

Fonte: Fundação Florestal














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.