Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

UFRJ abre curso a distância de Vigilância da Qualidade da Água para consumo humano

Sábado, 19 de Novembro de 2011

O curso de capacitação a distância em Vigilância da Qualidade da Água para consumo humano vai abrir inscrições para a primeira turma em dezembro com início das aulas em janeiro de 2012.
Serão disponibilizadas 1000 vagas até o final de 2013 em três oportunidades diferentes. Fazendo parte do Programa de Formação de Recursos Humanos em Vigilância em Saúde Ambiental do Laboratório de Educação a Distância do Instituto de Estudos em Saúde (NUTES)da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Ministrado online é uma das ações do Ministério da Saúde da Secretaria de Vigilância em Saúde utilizando a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).
O objetivo é capacitar profissionais de nível superior, vinculados as esferas federais, estaduais e municipais; do setor da saúde e áreas afins para atuar como gestores ligados a qualidade da água.
Assim que abertas as inscrições vão ser feitas exclusivamente pelo site: http://www.iesc.ufrj.br/vsaunasus, conforme os pré-requisitos definidos em edital a ser publicado.
A carga horária do curso é de 120 horas com duração de 13 semanas em cinco módulos e 12 unidades. Para mais informações entre em contato com o Instituto de Estudos em Saúde coletiva – IESC pelo telefone: (21) 2598-9288 ou pelo site: www.iesc.ufrj.com.br.

Currículo do Curso:
Ambientação – Apresentação do curso , exploração do ambiente virtual de aprendizagem(AVA) do curso e participação do fórum de apresentação dos alunos e tutores.
Módulo I – Fundamentos conceituais e legais relacionados com a vigilância sanitária da qualidade da água para consumo humano
Unidade 1 – Fundamentos conceituais e legais
Unidade 2 – Fundamentos técnicos
Módulo II – Procedimentos operacionais
Unidade 3 – Cadastramento das diversas formas de abastecimento
Unidade 4 – Noções de inspeção sanitária em abastecimento
Unidade 5 – Monitoramento da qualidade da água
Unidade 6 – Sistema de informação da vigilância
Módulo III – Análise de informações para tomada de decisão
Unidade 7 – Dados e sistema de informação disponíveis
Unidade 8 – Análise integrada da informação
Módulo IV– Situação de emergência
Unidade 9 – Atuação da vigilância em situações de emergência
Unidade 10 – Medidas de controle da qualidade em situações de emergência
Módulo V – Noções básicas de Educação em saúde aplicadas à vigilância
Unidade 11 – Aspectos conceituais
Unidade 12 – Procedimentos metodológicos














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.