Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Vila de Itatinga é opção de lazer, aventura e contato com a natureza

Quinta, 22 de Março de 2012

Repleta de belezas naturais, Vila de Itatinga conta parte da história da Baixada Santista.Destino certo para quem quer se afastar do agito da cidade grande e entrar em contato com a natureza, o local está dentro dos limites de Bertioga, no Litoral Norte, e tornou-se conhecido por abrigar uma usina hidrelétrica que, no início do século passado, forneceu boa parte da energia consumida em Santos e São Vicente. O povoado, aliás, foi criado justamente para abrigar as centenas de funcionários da hidrelétrica, que, nos últimos anos, trabalha exclusivamente para garantir o pleno funcionamento do Porto de Santos. 

Hoje, com apenas 70 casas, a Vila é um convite a uma viagem no tempo. Inspiradas na arquitetura inglesa do século XIX, algumas dessas casas têm paredes e estrutura de madeira, outras, já reformadas, são de alvenaria. Tudo o que chega ou sai da Vila de Itatinga atravessa o Rio Itapanhaú e segue de bonde, o mesmo caminho percorrido pelos visitantes. "Por ser um lugar mais afastado, de acesso controlado, concentra um ambiente extremamente preservado", explica Renata Antunes, da Caiçara Expedições, empresa que oferece o passeio. 

O início da aventura acontece em um ponto conhecido como Portinho, a cerca de três quilômetros do centro de Bertioga, onde se encontra a embarcação que leva ao outro lado do rio. A travessia é curta, feita em apenas cinco minutos. O trajeto restante, de pouco mais de sete quilômetros em meio à Mata Atlântica, dura cerca de 30 minutos e é feito em um bondinho elétrico, que já foi movido a vapor e, atualmente, é puxado por um trator a diesel. 

Das proximidades da usina, partem inúmeras trilhas, com destaque para a que leva à Cachoeira dos Três Poços. O caminho, percorrido em aproximadamente 40 minutos, é de dificuldade média e, em seus 1,5 km, apresenta alguns obstáculos como raízes expostas e trechos escorregadios. 

Das três piscinas naturais existentes na Cachoeira dos Três Poços, somente a que fica mais próxima à queda-d'água é liberada para mergulhos, pois é menos profunda e com águas tranquilas. O lugar não conta com infraestrutura turística, como bares ou restaurantes. Por isso é recomendável que se leve lanche e água. 

Como está localizada em uma área de segurança nacional, por causa da hidrelétrica, a Vila de Itatinga tem acesso liberado somente aos moradores e às agências cadastradas. "Os passeios que custam R$ 70, podem acontecer somente no primeiro sábado e terceiro domingo do mês. Procuramos agendar grupos de, no máximo, 38 pessoas, que é o limite diário de visitantes", finaliza Renata. 

Fonte: Revista Ecorodovias














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.