Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Voluntários fazem plantio de palmeira juçara na Mata Atlântica de Ubatuba

Quinta, 18 de Agosto de 2011

Durante o mês de julho e início de agosto de  2011, foi realizado no Parque Estadual da Ilha Anchieta e Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba, o Programa de Voluntariado  Amigos do Verde. Entre as atividades, os estudantes participaram do plantio de sementes da palmeira juçara, promovido pelo Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica (Ipema), como parte do Projeto Juçara que incentiva a extração do fruto da palmeira para produção de uma polpa semelhante ao açaí. 

A metodologia de plantio foi o sistema de lanço - em que as sementes são lançadas aos punhados - em ambientes sombreados e com água por perto. O plantio contou com a participação de cerca de 20 pessoas, entre estudantes, monitores ambientais, guarda-parques e equipe do Ipema. Ao todo, foram dispersos 335 quilos de sementes em 33,58 hectares de Mata Atlântica em áreas como a Trilha do Corcovado, Trilha do Cubatã, Ilha Anchieta, Fazenda Cambucá e Vila Picinguaba.

Segundo a monitora ambiental, Jane Fernandes, responsável pela coordenação do Programa de Voluntariado, o plantio de sementes de juçara vem ao encontro do trabalho que já vem sendo realizado com as comunidades no entorno do Parque. “Além de repovoar a região com esta palmeira que atrai dezenas de espécies de animais, principalmente aves, o objetivo do plantio é motivar as comunidades residentes no entorno do Pesm – Núcleo Picinguaba a extrair o fruto da juçara para a produção de polpa, em vez de retirar o palmito, que resulta na morte da palmeira.”       


Amigos do Verde

O Programa de Voluntariado Amigos do Verde do Parque Estadual da Serra do Mar  proporciona oportunidades de estágio voluntário a estudantes universitários de todo o Brasil, nas mais diversas áreas.  Os estagiários voluntários realizam atividades nos diversos programas que a Fundação Florestal, por meio de suas unidades de conservação, oferecem: Pesquisa, Uso Público, Interação Sócio-ambiental e Programa de Gestão. Ao final, os estudantes recebem certificado de conclusão do Programa Voluntariados Amigos do Verde.

Durante esta edição do programa,  participaram estudantes das universidades: Esalq (Piracicaba); Universidade de Brasília, Unicamp (Campinas), Módulo de Caraguatatuba, Senac e Universidade Federal de Curitiba. Foram 21 estagiários, que se dividiram em dois grupos e viveram experiências no Parque Estadual da Ilha Anchieta (PEIA) e Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba.

A próxima edição do Amigos do Verde está prevista para os meses de dezembro e janeiro. Os interessados devem estar regularmente matriculados em uma universidade, ser maiores de 18 anos e ter afinidade com atividades de educação ambiental.

Alunos que já participaram de outros estágios e os que falam outros idiomas têm preferência. O edital completo estará disponível no site da Fundação Florestal (www.fflorestal.sp.gov.br), a partir do início de outubro.














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.